Pastorais

Pastorais presentes na Paróquia Santo Antônio:

– Pastoral da Catequese
– Pastoral da Comunicação
– Pastoral da Criança
– Pastoral da Liturgia
– Pastoral da Saúde
– Pastoral do Dízimo
– Pastoral do Enxoval
– Pastoral do Menor
– Pastoral Fé e Política

Pastoral da Catequese:

A Catequese é a educação permanente da fé que acompanha a pessoa por toda a vida e se integra no seu crescimento global. Visa à comunhão e a participação na comunidade de fé. (cf. Catequese Renovada, 129).

A Catequese tem como objetivo desenvolver um processo permanente de iniciação cristã e formação na fé, à luz da Palavra de Deus, proporcionando um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que leve à conversão, ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário.

Na Paróquia Santo Antônio, a Catequese se organiza nos seguintes níveis:

– Batismo
– “Sementinha”
– Primeira Eucaristia
– Crisma
– Adultos

Preparação para o Batismo:
O sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã. Pelo Batismo nos tornamos membros da Igreja e participantes de sua missão.
Responsável: Sirlei.

Projeto “Sementinha”:
O projeto “Sementinha” procura despertar nas crianças o amor a Jesus, à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade.
O projeto “Sementinha” ocorre aos domingos, durante a missa das 10h, onde as crianças que não estão ainda na idade para a catequese de Primeira Eucaristia são convidadas a participarem do encontro.
Responsáveis: Ivan e Daniela.

Primeira Eucaristia:
A Eucaristia completa a iniciação cristã. Ela permite que participemos, com toda a comunidade, do próprio sacrifício do Senhor.
Responsável (matriz): Maria Míriam.
Responsável (comunidade de Santa Ana e São Joaquim): Ivonete.

Dias e horários da catequese na matriz:
– Turmas de 1ª Etapa:
Terça-feira: Das 9h às 10h30;
Quinta-feira: Das 14h30 às 16h;
Sábado: Das 8h30 às 10h.
– Turmas de 2ª Etapa:
Quinta-feira: Das 14h30 às 16h;
Sexta-feira: Das 9h às 10h30;
Sábado: Das 9h às 10h30 e das 10h15 às 11h45.

Crisma:
Com o Batismo e a Eucaristia, o sacramento do Crisma constitui o conjunto dos sacramentos da iniciação cristã.
Responsável (matriz): Beto.
Responsável (comunidade de Santa Ana e São Joaquim): João.

Catequese de Adultos:
Voltada a pessoas adultas, acima de 18 anos, que não receberam os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e/ou da Crisma, a Catequese tem o propósito de instruir, informar, transmitir, ensinar de viva voz a fé e a doutrina cristã. Anunciar Jesus, uma pessoa viva, levando o catequizando ao desejo de converter-se e aderir a Cristo, amadurecer e crescer na fé, segundo a vontade e os projetos de Deus.
Responsáveis: André/ Aline.

Pastoral da Liturgia:

Liturgia é a ação do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A Liturgia é ação de Cristo na Igreja.
O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo Senhor; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor são fortalecidos. Cresce a fraternidade e o Povo de Deus se reanima, sobretudo nos Sacramentos, para continuar a luta pela construção do Reino.
Toda ação pastoral terá como ponto de referência a Liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo (cf. Doc. 38 – CNBB).
A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote e da Igreja, que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja (cf. Sacrosanctum Concilium, 7).

Na Paróquia Santo Antônio, a Liturgia se organiza nos seguintes serviços e equipes:

– Acólitos e Coroinhas
– Canto Litúrgico
– Equipes de Celebração (Liturgia)
– Ministros Extraordinários da Comunhão

Acólitos e coroinhas:
Os acólitos e os coroinhas (pequenos acólitos), desde o princípio até o fim da missa, acompanham, ajudam e servem o próprio Jesus. Ser acólito é um serviço.
Responsável (Matriz): Jair.
Responsável (Comunidade Santa Ana e São Joaquim): Luís Felipe.

Canto Litúrgico:
O canto litúrgico é um serviço aos irmãos. O objetivo central é colocar a assembleia na presença de Deus, e deve manifestar plenamente a fé católica.
Responsável: Arli.

Equipes de celebração (Liturgia):
Sendo a Liturgia uma ação comunitária, pressupõe uma assembleia reunida com uma diversidade de ministérios exercidos por pessoas com dons e carismas distintos e complementares. Por sua natureza comunitária, a Liturgia necessita do serviço de equipes que, em nome da comunidade eclesial, planejem sua vida litúrgica, preparem e avaliem as celebrações e qualifiquem os ministros e servidores para eficiente e eficaz desempenho de suas funções. Supõe trabalho comunitário e participativo na comunidade. A equipe de liturgia é, então, o coração e o cérebro da pastoral litúrgica da vida da Igreja (regional, diocesana, paroquial e comunitária).
Responsável (Matriz): Marlene.

Ministros Extraordinários da Comunhão:
O ministro extraordinário da Comunhão é um(a) leigo(a) a quem é dada permissão, de forma temporária, de distribuir a Comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado que o possa fazer.
Os ministros extraordinários da Comunhão são convidados a fazer parte do serviço do altar, da distribuição da santa Comunhão nas missas e aos doentes, nas suas casas.
Responsável (Matriz): Eduardo.
Responsável (Comunidade Santa Ana e São Joaquim): Salvador.